top of page

Sobre nós

FEDERAÇÃO RORAIMENSE DE VOLEIBOL - FRV

            HISTÓRIA FRV

 

16 de agosto de 1954. Data que ficou marcada na história do Brasil. Neste dia nascia a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Com mais de meio século de existência, ao longo dos anos transformou o voleibol brasileiro em uma máquina de títulos dentro de quadra e uma referência de gestão fora delas.

A Federação Roraimense de Voleibol (FRV) foi fundada no dia 10 de abril de 1986 e teve como sede durante 20 anos à sala 03 do térreo no Estádio 13 de Setembro (Canarinho).

Hoje nossa Federação está sediada no bairro Caranã, e conta com alojamento climatizado, vestiários, centro de treinamento de vôlei de praia; além de uma mini-acadêmia, copa, almoxarife, salas administrativas e salão para eventos.

            VÔLEI DE QUADRA

 

O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar um dos maiores do mundo foi mintonette.

A primeira bola usada era muito pesada e, por isso, Morgan solicitou à firma A.G. Spalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido esporte.

Na América do Sul, o primeiro país a conhecer o volley ball foi o Peru, em 1910, através de uma missão governamental que tinha a finalidade de organizar a educação primária do país.

            VÔLEI DE PRAIA

 

O vôlei de praia tem uma tradição que remonta aos anos 30, quando foram disputados os primeiros torneios amadores do Brasil em Copacabana e Ipanema. Durante décadas, o vôlei de praia foi visto apenas como uma distração de final de semana, praticado por milhares de pessoas em toda a orla marítima, principalmente no Rio de Janeiro.

Em 1986, grandes nomes internacionais da praia foram reunidos pela primeira vez, para o Hollywood Volley, em Copacabana, no Rio e em Santos, São Paulo. A partir desta competição, o vôlei de praia começou a conquistar espaços na mídia e no coração dos torcedores.

bottom of page